Multimídia

Veja o pouso do Perseverance em marte

Vídeo mostra, de forma inédita, os sete minutos de intenso perigo que o jipe robô enfrentou em sua descida em Marte

 

Crédito do vídeo: Nasa/JPL-Caltech

O pouso preciso do rover Mars Perseverance, da Nasa, na cratera de Jezero na semana passada foi histórico por muitas razões. A principal está no caráter histórico do propósito da missão de buscar por antigos sinais de vida  – e armazenar  amostras relevantes para uma eventual missão de retorno à Terra.

Mas mesmo que o rover não encontre qualquer evidência de micróbios marcianos durante suas operações, ele ainda terá alcançado outro espetacular feito pioneiro, que a Nasa revelou ontem: um olhar sem precedentes para os “sete minutos de terror”, que transcorreram entre o momento em que a sonda deu um mergulho ardente pelos céus do planeta e sua chegada ao solo firme lá embaixo. Este é a primeira vez que se exibe um vídeo de alta definição mostrando a  entrada na atmosfera, a descida e a aterrissagem em outro mundo.

O rover que antecedeu o Perseverance, o Curiosity, gravou trechos dos estágios finais de seu pouso em Marte em 2012, que resultou em um curto vídeo stop-motion.  Em 2005 o módulo de aterrissagem Huygens da missão Cassini, transmitiu imagens e dados de telemetria enquanto descia em Titã, uma congelada  lua de Saturno, Titã, que foram posteriores usados para construir admiráveis representações visuais.  E é claro que não faltam imagens dos pousos na Lua das antigas missões Apollo. Mas nunca antes uma espaçonave capturou toda a sequência de uma aterrissagem sobrenatural em detalhes tão exuberantes. Mais do que mero colírio para os olhos, esses dados podem ser cruciais para o projeto de viagens futuras e mais ambiciosas à superfície do planeta vermelho, que é considerado um dos destinos de pouso mais desafiadores do sistema solar.

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade