Notícias

Scientific American Brasil e Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos anunciam série de doze webinars O futuro dos Oceanos

Primeiro episódio aborda os impactos da pandemia no meio ambiente marinho e vai ao ar quinta feira, 16 de julho, às 19h.

 

A revista Scientific American Brasil e a Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos, ligada ao Instituto Oceanográfico e ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, está produzindo a série de  webinars O Futuro dos Oceanos com o objetivo de compartilhar com a sociedade as desafios e as ações que buscam promover a preservação e melhoria da qualidade ambiental dos nossos mares.

A série é composta por doze episódios sobre temas–chave do assunto e tem a participação não apenas de cientistas e pesquisadores, como também de ativistas, lideranças comunitárias, educadores, esportistas e profissionais de diversas áreas ligadas ao mar.

Em cada episódio serão recebidos três convidados sob a mediação do professor Alexander Turra, coordenador da Cátedra Unesco e colunista de Scientific American Brasil,  para uma conversa informal e acessível sobre os temas escolhidos. Os episódios serão semanais, exibidos todas as quintas-feiras, às 19h, nos canais online da Scientific American Brasil e da Cátedra Unesco. Posteriormente, estarão disponíveis nos respectivos canais no YouTube.

O primeiro episódio, que irá ao ar dia 16 de julho, às 19h,  tratará dos efeitos da pandemia no meio ambiente marinho e terá a participação da surfista Nuala Costa, ativista e criadora do TPM, movimento feminista Todas para o Mar, em Maracaípe, PE, Marcos Buckeridge, biólogo e diretor do Instituto de Biociências da USP, e o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, diretor executivo do Aquário de Ubatuba e do Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha.

Já o segundo episódio tem como tema Aquecimento Global – Eventos Extremos, e abordará o agravamento das condições meteorológicas provocado pelo aumento das temperaturas no planeta e seus impactos nas populações costeiras. Participarão do debate Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP e membro do IPCC, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU; o capitão-de-fragada da reserva da Marinha e presidente da praticagem de Santos e São Sebastião Carlos Alberto de Souza Filho, e o oceanógrafo Régis Pinto de Lima, ex-coordenador de gerenciamento costeiro do Ministério do Meio Ambiente. Este episódio irá ao ar dia 23 de julho, sempre às 19 h.

Para o jornalista Alfredo Nastari, publisher da Scientific American Brasil, a iniciativa é mais que oportuna, pois procura aproximar a revista e seus leitores da Década dos Oceanos das Nações Unidas (2021-2030), iniciativa da Unesco para o desenvolvimento da ciência oceanográfica e sustentabilidade dos oceanos. “O mar é o principal ecossistema de planeta e onde está sendo decidido nosso futuro como espécie. Por isso, ele é um dos grandes temas focais de Scientific American Brasil”, afirmou ele.

Para o professor Alexander Turra, a série poporcionará um diálogo entre o oceano e a sociedade sobre temas atuais e importantes que precisam de soluções urgentes. Segundo Turra, a série “consolida a missão do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo de divulgar o oceano e discutir seu futuro que, com a parceria com a Scientific Amercan Brasil, ganha uma nova dimensão”.

 

SERVIÇO:

O Futuro dos Oceanos. Série de webinars exibidos todas as quintas-feiras, 19h, a partir de 16 de julho, nos sites sciam.com.br e www.catedraoceanos.iea.usp.br. Primeiro episódio: Pandemia, onde foram parar os humanos? Segundo episódio: Aquecimento global e eventos extremos.  Produção de Scientific American Brasil e da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos, ligada ao Instituto Oceanográfico e ao Instituto de Estudos Avançados. Duração média de 45 min.

O professor Alexander Turra, coordenador da Cátedra Unesco, é o mediador dos debates.

Scientific American Brasil

Publicado em

03/07/2020