Notícias

Projeto para disseminar interesse por ciência entre meninas chega à capital paulista

O “Meninas com Ciência"é gratuito e tem vagas reservadas para estudantes de escolas públicas e privadas

Pela primeira vez, chega a capital paulista o projeto “Meninas com Ciência”, que acontecerá no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo a partir de outubro. O curso busca mostrar como atuam as cientistas de diferentes áreas, e é formado a partir da colaboração de professoras e especialistas da Universidade de São Paulo, da  UFSCar, da UFABC e da PUC-CAMP.

As participantes assistirão a palestras e aulas práticas de diversas disciplinas, incluindo  oceanografia, engenharia elétrica, astronomia, neurociências, microbiologia, zoologia, paleontologia, astrobiologia, farmacologia, física e educação. O curso, que acontece durante cinco sábados, é gratuito e  destinado a meninas em fase escolar. A abertura das inscrições está prevista para 10/09.

A Scientific American conversou com a Professora e oceanógrafa Camila Negrão Signori que coordena o projeto. Segue abaixo uma versão editada da conversa.

SA – Como o projeto se iniciou?

Camila – O evento “Meninas com Ciência” teve seu lançamento no Museu Nacional  do Rio de Janeiro em 2016, e abordou temas da Paleontologia e Geologia. Lá, está em sua quarta edição.

SA – Por que você se envolveu?

Camila – No final de 2017, ocorreu o primeiro “Meninas com Ciência – SP”, realizado por pesquisadoras da UFSCar em Sorocaba. Fui uma das palestrantes convidadas e falei sobre minha paixão e profissão, a Oceanografia. Em uma conversa entre amigas e parceiras do evento, surgiu a ideia de trazê-lo para a capital. Como docente nova da Universidade de São Paulo, me entusiasmei em escrever a versão paulistana do projeto e propus à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária sua realização no Instituto Oceanográfico da USP.

Pessoalmente, eu assumi a coordenação e propus o projeto para a Universidade de São Paulo pois acredito no poder de transformação da Educação, e na possibilidade de um sonho plantado na infância se tornar realidade no futuro dessas meninas. Pensei que o impacto do projeto pudesse ser maior na capital e dentro da Universidade de São Paulo. De fato, a repercussão tem sido assustadoramente fantástica!

SA – Qual a estrutura do curso?

Camila – O curso é composto por palestras e atividades práticas em laboratório e acontecerá no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, ao longo de 5 sábados (27/10, 10/11, 17/11, 24/11, 01/12/2018) em período integral.

SA – Qual o objetivo do curso?

Camila – A principal motivação é mostrar o papel de uma mulher cientista em diferentes áreas de atuação, abrindo os horizontes dessas meninas e humanizar a figura de uma cientista. E mostrando a importância da Ciência para o desenvolvimento de um país. Queremos atrair a atenção de meninas em idade escolar para a importância das mulheres na Ciência e proporcionar oportunidades iguais a meninas provenientes de escolas privadas e públicas, com 50% das vagas para cada uma.

Outros objetivos incluem divulgar as linhas de pesquisa de cientistas mulheres de São Paulo, provenientes da USP e de outras universidades renomadas; diversificar os temas das aulas/palestras ao máximo, inserindo exemplos de atuação de mulheres nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Math); envolver e incentivar a participação de estudantes da Graduação do IO-USP e de outros institutos e universidades paulistas no trabalho de monitoria, de maneira que possam também se inspirar, aprender e ensinar em atividades teóricas e práticas do programa;  e, se bem-sucedido, implementar um projeto anual na USP visando o público infantil.

Esses temas foram selecionados com o propósito de oferecer um misto entre Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, enfatizando também a inserção de mulheres na área STEM, reconhecidamente carente da presença feminina.

Carolina Marcheti

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade