Notícias

Telescópio Espacial James Webb da Nasa deve ser lançado em dezembro

Após a conclusão de um rigoroso regime de testes, o telescópio está quase pronto para dar início a uma nova era da exploração espacial.
Telescópio Espacial James Webb

Telescópio Espacial James Webb, cujo lançamento está programado para o final de 2021. Créditos: Nasa

De acordo com um comunicado divulgado pela Nasa na última quarta-feira (8 de setembro),  o Telescópio Espacial James Webb deve ser lançado no dia 18 de dezembro de 2021 a bordo do foguete Ariane 5.

A nova data de lançamento vêm após a recente conclusão de um rigoroso regime de testes – um importante ponto de virada para a missão. Espera-se que o instrumento anuncie uma nova era de descobertas e seja o principal observatório espacial da próxima década.

O projeto US $ 10 bilhões é resultado de um esforço internacional entre a Nasa, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense.

“Estou inspirado por nossa equipe dedicada e nossas parcerias globais que tornaram possível este incrível empreendimento. Juntos, superamos obstáculos técnicos ao longo do caminho, bem como desafios durante a pandemia de coronavírus ”, disse Gregory L. Robinson, diretor do programa na sede da Nasa em Washington.

Agora, a equipe do Webb está se preparando para as operações de embarque, durante as quais o observatório passará pelos procedimentos finais para sua jornada até o local de lançamento. Ele está, atualmente, armazenado nas instalações da contratada Northrop Grumman em Redondo Beach, Califórnia. Já os principais elementos do foguete Ariane 5, fornecido pela ESA e que levará o telescópio ao espaço, chegaram em segurança a Kourou, na Guiana Francesa, onde deverá decolar daqui a um pouco mais de três meses.

“Estamos extremamente honrados em orbitar o Telescópio Espacial James Webb da Nasa com o Ariane, uma inovação da Arianespace e da equipe espacial europeia”, acrescentou Stephane Israel, CEO da Arianespace.

++ LEIA MAIS

Investigação na Nasa vai ajudar a decidir se Telescópio Espacial James Webb deve ser renomeado

Próximas missões para Vênus devem descobrir se o planeta já foi habitável

Os pesquisadores querem usar o telescópio, o maior e mais poderoso já construído, para estudar 13,5 bilhões de anos de história espacial e ver as primeiras estrelas e galáxias que se formaram, algumas centenas de milhões de anos após o Big Bang.

Sua tecnologia revolucionária promete revelar novas e inesperadas descobertas, além de ajudar a humanidade a compreender as origens do universo e nosso lugar nele.

“O Webb é uma missão exemplar que significa o epítome da perseverança”, disse Robinson em um comunicado.

Entre as características fundamentais do telescópio, está seu detector infravermelho.  No momento em que a luz de objetos atinge nossos telescópios, ela muda para a extremidade vermelha do espectro eletromagnético. O Telescópio Espacial Hubble, por exemplo, tem uma capacidade infravermelha limitada.

Além disso, os astrônomos  esperam que o Telescópio Espacial James Webb  impulsione a descoberta de mundos alienígenas. Desde a década 1990, quando os primeiros planetas que orbitam outras estrelas foram detectados pela primeira ve, já foram confirmados 4 mil exoplanetas. O novo observatório tem o potencial de ampliar ainda mais esse número.

Publicado em 10/09/2021

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade