Descoberta pioneira de embrião de dinossauro revela tamanho do T. rex bebê
Os dinossauros tiranossaurídeos se destacam entre as demais espécies que viviam durante o período cretáceo. Em comum, tinham o fato de serem animais de topo de cadeia e de grande porte. O mais famoso deles, o T. rex, chegava a alcançar 12 metros de altura e a pesar oito toneladas.
Agora, um novo estudo que analisou os primeiros fósseis de embriões e de tiranossaurídeos bebês está revelando que os animais pertencentes a esta família já eram grandes desde a fase embrionária, e provavelmente ao nascer tinham a mesma altura que um cão da raça Border Collie. Isso faz deles os filhotes de maior porte que se conhece a terem saído de um ovo. Os resultados foram publicados na revista Canadian Journal of Earth Sciences.
++ LEIA MAIS
Fóssil africano mostra que dinossauros conseguiam atravessar mar aberto
Brasileiros constroem molde cerebral de um dos mais antigos dinossauros conhecidos
A equipe de paleontólogos examinou os restos fossilizados de dois tiranossaurídeos pertencentes a espécies “primas”do T. rex, o Daspletosaurus e o Albertosaurus sarcophagus. Os fósseis, um fragmento de mandíbula, pertencente a um embrião, e uma garra que pertenceu a um animal muito jovem, foram desenterrados no Canadá e nos Estados Unidos. A análise dos fragmentos em imagens de 3D produzidas por scans permitiu estimar que os animais teriam cerca de 1 metro de comprimento quando nasceram.
A estimativa é importante para lidar com outro assunto caro aos paleontólogos, os ovos do T. Rex. Até hoje não foram encontrados ovos de tiranossauro. Com base no novo estudo, a equipe de pesquisadores sugere que os ovos teriam 40 centímetros de comprimento quando eclodiram. Esta estimativa pode ajudar que paleontólogos em trabalho de campo possam reconhecer um ovo de T rex, caso encontrem algum, e desenvolvam novas ideias sobre a forma como esses animais construíam e usavam seus ninhos.
Embora os tiranossaurídeos sejam uma das famílias de dinossauros mais estudadas, pouco se sabe sobre as etapas do seu desenvolvimento ao longo da vida. A maioria dos fósseis estudados anteriormente pertencia a indivíduos adultos ou a animais juvenis mais desenvolvidos. Daí outra contribuição do novo estudo. Ele revela que uma das características mais fortes dos tiranossaurídeos, uma mandíbula pronunciada, já estava presente no corpo desses animais antes mesmo que eles nascessem.
“Esses ossos são as primeiras janelas para enxergarmos o início da vida dos tiranossauros, e elas tarzem informações sobre o tamanho e a aparência de tiranossauros bebês”, diz Greg Funston, da Escola de Geociências da Universidade de Edinburgh, e pesquisador líder do estudo. “Nós agora sabemos que eles provavelmente seriam os maiores filhotes que já nasceram de ovos, e pareceriam muito com seus pais. isso pode ajudar a descoberta de mais material semelhante no futuro.”
Publicado em 01/02/2021