Cassini registra furacão em Saturno
O diâmetro estimado do olho do furacão é de 2 mil km
Nasa/Missions/Cassini-Huygens/ Multimedia
O vórtice da tempestade polar norte de Saturno se assemelha a uma rosa vermelha de proporções gigantes cercada por folhagem verde nesta imagem captada pela da sonda Cassini da Nasa. O centro do furacão tem aproximadamente 1.250 milhas (2.000 quilômetros) de diâmetro e sua velocidade é de aproximadamente 330 milhas por hora (150 metros por segundo, cerca de 530 km/h).
Esta imagem é uma das primeiras observações iluminadas de polo norte de Saturno obtida por câmeras da Cassini. Quando a sonda chegou ao sistema de Saturno em 2004, era inverno no norte e o polo estava na escuridão. A última imagem do polo norte de Saturno sob a luz solar foi registrada pela Voyager 2 da Nasa em 1981, no entanto, o ângulo de observação não permitia uma visão detalhada. Consequentemente, não se sabe por quanto tempo esse furacão recém-descoberto está ativo.
As imagens foram obtidas pela Cassini em 27 de novembro de 2012, usando uma combinação de filtros espectrais sensíveis a comprimentos de onda da luz infravermelha. Os comprimentos de onda de 890 nanômetros são representadas em azul; de 728 nanômetros, em verde e de 752 nanômetros, em vermelho. Neste esquema, o vermelho indica nuvens baixas e verde indica altas.
A imagem foi obtida a uma distância de cerca de 261 mil milhas (419 mil km) de Saturno e com a nave em sol-Saturno, ângulo de 94 graus. A escala da imagem é de 1 milha (2 km) por pixel. A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da Nasa, da Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Italiana. A Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, administra a missão para a Science Mission Directorate da Nasa em Washington, DC. A sonda Cassini e suas duas câmeras a bordo foram projetados, desenvolvidos e montados no JPL. O centro de operações de imagem é baseado no Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado.
Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite: http://www.nasa.gov/cassini e http://saturn.jpl.nasa.gov. A página inicial da equipe de imagens da Cassini é a http://ciclops.org.
As imagens e o texto foram pulbicados pela Nasa em 29 de abril de 2013. Editor: Tony Greicius
sciam2maio2013